Histórico do Projeto

2019

  • 25/01
    Rompimento da Barragem do Córrego de Feijão

    Rompimento da Barragem do Córrego de Feijão, em Brumadinho, deixa 272 vítimas fatais e milhares de pessoas atingidas em 26 municípios, sendo despejados cerca de doze milhões de metros cúbicos de rejeitos na Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, o que gerou impactos sociais, ambientais e econômicos no território. Áreas agricultáveis e de pecuária foram afetadas, o comércio foi impactado significativamente com a redução da atividade econômica.

  • 20/02

    Celebrado acordo entre VALE e Instituições de Justiça que determina o início do Pagamento Emergencial à pessoas atingidas em Brumadinho e demais comunidades situadas em até 1 km da calha do Rio Paraopeba. Os valores mensais fixados por 1 ano assim foram dispostos: 1 salário-mínimo para adultos ½ salário-mínimo para adolescentes ¼ salário-mínimo para crianças

  • 28/11

    Audiência de conciliação entre as partes decide pela prorrogação do Pagamento Emergencial que se encerraria em janeiro de 2020. A partir desta audiência fica estabelecido o encerramento do cadastro de novos beneficiários, sendo a prorrogação aplicável exclusivamente àqueles que já estavam registrados como elegíveis na base de dados até 28/11/2019.

2020

  • 14/05
    Juízo determina

    Juízo determina a adoção de providências para elaboração de novos critérios a serem adotados após outubro de 2020.

  • 20/10

    Audiência define a manutenção do Pagamento Emergencial pela Vale às pessoas atingidas até o dia 30 de novembro, data limite imposta à época para definição do futuro do auxílio.

  • 17/11

    Audiência de conciliação sobre o Acordo repactua o prazo de vigência do Pagamento Emergencial, que é prorrogado até 31 de dezembro.

2021

  • 04/02
    Acordo Judicial

    É celebrado Acordo Judicial que define as obrigações para reparação dos danos, impactos negativos, prejuízos socioambientais e socioeconômicos decorrentes do rompimento da Barragem da Mina do Córrego do Feijão. O acordo judicial estabeleceu, dentre outras reparações, a adoção do Programa de Transferência de Renda (PTR), com montante de R$ 4.4 bilhões.

  • 16/06
    consulta às pessoas atingidas

    Após consulta às pessoas atingidas, Instituições de Justiça elaboram e publicam o Edital de Chamamento Público do PTR com diretrizes para implementação dos novos critérios e execução do PTR, com seleção de pessoa jurídica que fará sua gestão e operacionalização do Programa.

  • 15/07

    A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a entidade selecionada pelas Instituições de Justiça (IJs) para operacionalização do PTR, manifestação homologada pelo Juízo em 29/07/2021.

  • 03/09

    É assinado o Termos de Colaboração Técnica entre a FGV e as IJs para operacionalização do PTR. A FGV dá início às ações de transição do Pagamento Emergencial para o PTR.

  • 03/11

    É feito o primeiro pagamento do PTR pela FGV para as pessoas que recebiam o Pagamento Emergencial da Vale.

  • 03/12

    Pagamento do PTR é unificado e FGV realiza o pagamento de 99.568 beneficiários em data única, sempre no primeiro dia útil do mês, acabando com a escala semanal de pagamentos.

2022

  • 17/01

    Duas parcelas do PTR são adiantadas em decorrência das fortes chuvas e do estado de calamidade decretado em municípios da Bacia do Paraopeba.

  • 22/02
    FGV inicia o trabalho

    FGV inicia o trabalho de campo para cadastramento de novos beneficiários, começando por familiares de vítimas fatais e Shopping da Minhoca.

  • 30/03

    Equipes de campo da FGV iniciam o cadastramento na Região 2. É priorizado o recadastramento de pessoas que tiveram o Pagamento Emergencial bloqueado ou negado.

  • 04/04
    Início do cadastramento simultâneo

    Início do cadastramento simultâneo da população atingida nas regiões 1, 2, 3, 4 da Bacia do Paraopeba. São atendidas, em média, 20 comunidades e realizados mais de 2 mil cadastros ao mês, entre pessoas com benefício negado, bloqueado ou que passaram a ter direito ao PTR.

  • 12/04
    É inaugurado o primeiro Posto de Atendimento permanente no município de Brumadinho.

    É inaugurado o primeiro Posto de Atendimento permanente no município de Brumadinho. A sede está localizada na Rua Vitor de Freitas, 28, no Centro. Após atendimento de todas as pessoas com pagamento bloqueado, a sede de Brumadinho irá atender outras requisições, como alterações de conta bancária para recebimento do benefício ou atualização de endereço.

  • 01/06
    Programa de Transferência de Renda completa seis meses

    Programa de Transferência de Renda completa seis meses com 14.551 pedidos de novos cadastros e de revisão de pagamentos bloqueados ou negados. De janeiro a junho, mais de 40 comunidades, assentamentos e Povos e Comunidades Tradicionais foram visitados pelas 13 equipes de campo da FGV, que percorram 50 mil quilômetros.

  • 23/09
    Equipes da FGV voltam aos locais

    Equipes da FGV voltam aos locais onde foram realizados cadastramentos para correção na documentação apresentada pelos requerentes. Paralelamente, equipes passam a visitar localidades distantes para o georreferenciamento de endereços não localizados.

  • 01/11
    PTR completa um ano de existência

    PTR completa um ano de existência com mais de 9 mil pessoas incluídas após análise de mais de 60 mil requerimentos. Em um ano, foram realizados 39.950 atendimentos individuais em 98 locais diferentes nas cinco regiões.

  • 13/12
    FGV inaugura o Posto de Atendimento em Betim.

    FGV inaugura o Posto de Atendimento em Betim. O local escolhido foi a região de Citrolândia e considerou o volume de requerimentos de inclusão no PTR. O Posto de Atendimento do PTR em Betim atenderá, prioritariamente, pessoas atingidas que residem nos municípios de Betim, Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e também os Povos e Comunidades Tradicionais dessa região.

2023

  • 31/01
    Inaugurado posto de Esmeraldas.

    É inaugurado Posto de Atendimento em Esmeraldas. Localizado na região central da cidade, ele irá funcionar de forma permanente até o fim do programa.

  • 17/04
    Instituições de Justiça aprovam poligonais das Regiões 3, 4 e 5

    Instituições de Justiça aprovam poligonais das Regiões 3, 4 e 5. A análise foi realizada considerando estudos desenvolvidos pelas ATIs, bem como imagens de satélite, bases cartográficas do IBGE, INCRA e Planos Diretores dos municípios, quando disponíveis. Na Região 3 foram aprovadas 37 poligonais em 9 municípios. Na Região 4, foram estabelecidas mais 11 poligonais em Pompéu.

  • 02/05
    Início do cadastramento de indígenas pelo Critério Território

    PTR cadastra indígenas atendendo o Critério Povos e Comunidades Tradicionais. No mês de luta por reconhecimento dos povos indígenas, o Programa de Transferência de Renda realizou cadastramento de população da aldeia Kamakã Kaê Há Puá, localizada em Esmeraldas.

  • 20/06
    Inauguração do Posto de Atendimento em Felixlândia

    Inauguração do Posto de Atendimento em Felixlândia. O Posto do PTR está localizado na Praça do Santuário, 175 B, no Centro, e irá atender toda a região, incluindo comunidades atingidas em Abaeté, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias.

  • 31/08
    Aprovação de dez novas poligonais na Região 2 e inclusão de 3.473 pessoas no PTR

    Após novo estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), as Instituições de Justiça (IJs) aprovaram mais 10 novas poligonais nos municípios de Betim, Juatuba, Mário Campos e São Joaquim de Bicas. Houve a inclusão de 3.473 pessoas no PTR.

  • 23/11
    Instituições de Justiça

    Três novas poligonais são aprovadas na Região 4. As Instituições de Justiça aprovaram a inclusão de três poligonais na Região 4 – duas delas inéditas - que passam a ser consideradas parte do território atingido. São elas: Angueretá Rural e Chácaras, no município de Curvelo, e Ranchos, em Pompéu.

  • 15/12
    Programa de Transferência de Renda completa dois anos

    Programa de Transferência de Renda completa dois anos de implantação atendendo mais de 132 mil pessoas nas cinco regiões da Bacia do Paraopeba. Mais de R$2 bilhões foram pagos aos beneficiários desde a FGV passou a realizar os pagamentos, em novembro de 2021. Mais de 98 mil atendimentos foram feitos e 32.232 pessoas incluídas no PTR.

2024

  • 06/02
    Instituições de Justiça

    Instituições de Justiça aprovam novas poligonais na Região 5 que permitem a inclusão da população de 40 comunidades. As poligonais inéditas estão localizadas nos municípios de Abaeté, Biquinhas. Felixlândia, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias.

  • 15/04
    Regiao 5

    Instituições de Justiça (IJs) autorizam a inclusão de 1.151 pessoas no Programa de Transferência de Renda (PTR), sendo que a Região 5 foi a que teve o maior número de requerimentos aprovados pelo Critério Território, com 885 pessoas incluídas no programa.

  • 13/05
    Brumadinho

    Revisão de negados e bloqueados no Pagamento Emergencial é aprovada pelas Instituições de Justiça. Com a revisão do PE, foram aprovadas 5.357 pessoas que deverão receber o retroativo a partir do mês de junho em parcelas mensais. 

  • 08/11
    Assentamento Queima Fogo

    Ajuste no valor de parcelas do PTR ocorrerá a partir de março de 2025. A redução gradativa do valor está prevista no Edital e evita a interrupção abrupta do recebimento do benefício, permitindo a adaptação das famílias ao fim do Programa.

2025

  • 16/01
    16/01

    Programa de Transferência de Renda completou três anos atendendo mais de 154 mil pessoas. Durante esses três anos, mais 58 mil pessoas que ainda não tinham recebido qualquer tipo de reparação financeira foram incluídas no PTR. Para alcançar este número, as equipes da FGV realizaram mais de 130 mil atendimentos.

  • 28/03
    21/02

    Após três anos de cadastramento, conforme determina o Parecer Conjunto 8/2025 - PR-MG-00014558/2025, as inscrições no Programa de Transferência de Renda (PTR) serão encerradas em 31 de março. Os Postos de Atendimento ficarão abertos no dia 31 até às 17 horas. No Portal do PTR (ptr.fgv.br/brumadinho), o cadastro deve ser realizado antes da meia-noite do dia 31.

Tina