Cadastramento do PTR Brumadinho será encerrado no dia 31 de março de 2025
Aqueles que desejarem se cadastrar devem procurar um dos cinco Postos de Atendimento, as equipes volantes da FGV ou ir direto ao Portal do PTR. Não perca o prazo!
Após três anos de cadastramento, conforme determina o Parecer Conjunto 8/2025 - PR-MG-00014558/2025, as inscrições no Programa de Transferência de Renda (PTR) serão encerradas em 31 de março. Os Postos de Atendimento ficarão abertos no dia 31 até às 17 horas. No Portal do PTR (ptr.fgv.br/brumadinho) você deve completar seu cadastro antes da meia-noite do dia 31.
O cadastro do PTR foi resultado de 3 anos de um trabalho bem-sucedido de inclusão da população atingida. Segundo o Edital de Chamamento Público, a estimativa era de que o Programa de Transferência de Renda atendesse a cerca de 140 mil pessoas. Hoje, o PTR tem mais de 157 mil beneficiários. Desse total, 60.544 pessoas foram incluídas pela FGV.
A FGV comunica ainda que revisou a projeção de duração do PTR, a partir do número recorde de beneficiários aprovados nos últimos meses e o novo salário mínimo, com crescimento acima do esperado. Assim, a nova projeção prevê o pagamento do PTR até janeiro de 2026, com pagamento integral dos retroativos do PE e do PTR, também indexados ao salário mínimo.
Histórico
O cadastramento no Programa de Transferência de Renda (PTR) começou em fevereiro de 2022, atendendo familiares de vítimas fatais, moradores do Shopping da Minhoca e Comunidade Quilombola do Quilombo de Pontinha. Desde a implantação do programa, foram ao todo, mais de 132 mil atendimentos. Cinco Postos fixos foram inaugurados e mais de 51 mil atendimentos realizados em campos volantes, em todas as regiões da Bacia do Rio Paraopeba, para chegar às comunidades mais afastadas e facilitar o acesso à inscrição. A população também teve a possibilidade de cadastramento online pelo Portal do PTR.
A FGV fez mais de 45 mil visitas técnicas para georreferenciamento dos imóveis em que não foi possível confirmar a localização pelos sistemas de busca de endereços disponíveis. Também foi feita busca ativa de pessoas elegíveis ao PTR, priorizando os perfis mais vulneráveis, incluindo os Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), as comunidades definidas como Zona Quente e os familiares de vítimas fatais, que possuem critérios específicos de elegibilidade, dentre outros.
Se tiver dúvidas, ligue para o nosso Call Center (0800 032 8022), de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou procure um dos nossos Postos de Atendimento: Brumadinho, Betim, Esmeraldas, Pompéu e Felixlândia, de terça a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.